Ancelmo Portela (poetaportela)

                                                              o sonho me faz poeta; o amor me sacia.

Textos


Paixão
 
A paixão provoca destroços nas pessoas apaixonadas e as deixa pela estrada da vida. Parece um vendaval que invade e não deixa pedra sobre pedra. Pessoas tímidas e sossegadas passam a se comportar de um jeito surpreendente. Outras já calejadas pelas experiências negativas renovam as esperanças e começam a acreditar de novo naquilo que havia jurado nunca mais levar em conta. A paixão não perdoa ninguém. Não faz acepção de sexo, de idade, de religião, nem de raça.. Quando chega e se estabelece na vida de uma pessoa, não há o que fazer. De um lado, dita comportamentos, inspira loucuras, forja situações, fere os outros, intimida e escraviza. Por outro lado, dá sentido à caminhada, eleva o gosto de viver e aguça a percepção da beleza de tudo que cerca a pessoa. Ambígua, necessária e provocadora, a paixão procura ambiente para ser devidamente compreendida e vivida.
Ela é uma vilã a ser combatida ou um tempero indispensável à vida? As pessoas sempre se arrependem de suas paixões ou elas têm mais ajudado do que atrapalhado a vida?
Quem me passou esta visão teórica sobre a paixão foi o escritor Rafael Vieira e eu concordo em muito com ele. A paixão é, sobretudo, arrebatadora. Acho que, em suma, a paixão é muito perigosa.
Que achas?
Hoje, a caminho de casa, fui acometido por alguns sintomas deste mal (?)
Não, não quero me apaixonar! Quero amar... quero ser para ti, não outra metade, mas um em ti. Sei que entendes o que quero dizer! Não quero me viciar no ópio desse sentimento apaixonante! Não! Quero apenas, de forma controlada, serena e equilibrada, saber receber e repassar sentimentos que volatizam-se à nossa volta. Quero embevecer-me, mas de maneira frugal no que recende do teu amante ser! Quero, sobretudo, fazer-te sentir, igual, completa, em permuta por aquilo   que a vida nos tem furtado: o direito de ser feliz! Quero amar, simplesmente!
Porém, como desconheço outro termo para substituir o amar voluptuoso que está a brotar em meu ser, não me resta então outra definição para descrever o que estou a sentir, a não ser o velho: estou apaixonado por você!!!!!
 
 
ancelmo portela (poetaportela)
Enviado por ancelmo portela (poetaportela) em 30/07/2009
Alterado em 30/07/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras